Weby shortcut
banner site

Palestrantes Convidados

Atualizado em 28/08/17 16:31.
Prof. Dr. Bruno José Gonçalves da Silva (UFPR)

Prof. Dr. Bruno José Gonçalves da Silva (UFPR)

Possui graduação em Bacharel e Licenciatura em Química pela USP/RP (2001-2004), Mestrado em Quimica Analítica (2007 - USP/RP) e Doutorado em Química Analítica (2011 - USP/RP), com estágio sanduíche (PDEE - CNPq) na Universidade de Messina, Itália (2010) e pós-doutorado (FAPESP) pela USP (2011 - 2013). Experiência no desenvolvimento de técnicas miniaturizadas de preparo de amostras (SPME, in-tube SPME, SBSE, MEPS) para análises de fármacos e agrotóxicos em matrizes complexas, como fluidos biológicos e alimentos, acoplada às separações cromatográficas: cromatografia líquida (HPLC, LC/UV e LC/FLD), cromatografia gasosa (GC/MS) e técnicas multidimensionais, como a cromatografia gasosa bidimensional abrangente acoplada a espectrometria de massas (GCxGC/MS) e cromatografia líquida bidimensional acoplada à espectrometria de massas em tandem (2D-LC-MS/MS). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba.

Prof. Dr. Eufrânio Nunes da Silva Junior (UFMG)

Prof. Dr. Eufrânio Nunes da Silva Junior (UFMG)

Concluiu graduação em Química pela Universidade Católica de Brasília. Mestrado concluído pela Universidade Federal Fluminense em Química Orgânica e Doutorado em Química concluído pela Universidade de Brasília. Experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de compostos naftoquinônicos e heterocíclicos com potencial bioatividade, síntese de substâncias luminescentes, estudos metodológicos (aplicação de novos catalisadores em Síntese Orgânica), Química Click, Organocatálise e Ativação de Ligação C-H. É professor adjunto IV do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e chefe do Laboratório de Química Sintética e Heterocíclica.
Prof. Dr. Fernando Mauro Lanças (USP-IQSC)

Prof. Dr. Fernando Mauro Lanças (USP-IQSC)

Possui bacharelado em Química e em Ciências Físicas e Biológicas; Mestrado em Ciências (Química, 1978) e doutorado em Ciêncicas (Química, 1981), ambos pela UNICAMP. Efetuou estágio de Pos Doutorado (1982-1983) no Virginia Polytechnique Institute and State University (VPI & SU) em Blacksburgh, VA-USA, junto ao grupo do Professor Harold McNair. Em 1996 foi Visiting Professor na University of Cornell, Ithaca, USA, junto ao grupo do Dr. Jack Henion. Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), onde fundou e coordena, até o presente, o Laboratório de Cromatografia. Sua grande area de atuação envolve técnicas de preparo de amostras (clássicas como extração com fluido supercrítico e extração pressurizada com solventes e microtécncias como SPME, SBSE e MEPS); separação cromatográfica (gasosa, líquida e com fluido supercrítico) e o acoplamento destas com espectrometria de massas (LC-MS/MS; GC-MS/MS). Desenvolve novos materiais para técnicas de separação (grafeno e derivados, liquidos iônicos, MIPs, ciclodextrinas modificadas).
Profa. Dra. Gabriela R. M. Duarte (IQ-UFG)

Profa. Dra. Gabriela R. M. Duarte (IQ-UFG)

Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde também obteve o título de mestre em Química em 2001. No mestrado teve experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Separações, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia, ácidos graxos, triacilglicerídeos, óleos vegetais e tocoferóis. Entre 2001 e 2006 atuou como professora universitária. Em 2010 concluiu o doutorado na Universidade de São Paulo (USP), em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Instrumentação Analítica, Microchips, Eletroforese Capilar, Microfabricação, Análises Genéticas, Extração , Amplificação e Separação de DNA em Microchip. Em 2008 fez estágio de doutorado (sandwich) de 4 meses na University of Virginia sob a orientação do Prof. James P. Landers e em 2009 retornou novamente para outro estágio de mais 6 meses no mesmo Laboratório. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Goiás.

Prof. Dr. Luciano Lião (IQ-UFG)

Prof. Dr. Luciano Lião (IQ-UFG)

 Bacharel em Química pela Universidade Federal de Goiás (1991), mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos (1994 e 1997). Pós-doutor em Ressonância Magnética Nuclear pela UFSCar (2007). Professor Titular da UFG, desde 2014. Coordenador do Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear da UFG. Coordena 07 projetos de pesquisa, dos quais 05 possuem financiamento. Ministrou 05 palestras em eventos internacionais e 12 em eventos nacionais. Publicou mais de 86 artigos, 01 livro, 03 capítulos de livros e depositou 05 patentes. Já orientou 12 alunos de doutorado, 16 de mestrado, 22 iniciações científicas e supervisionou 05 pós-doutorados. Avaliador Externo dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UnB, PIBIC/INPA, PIBIC/PUC-GO e PIBIC/UEG. Consultor Ad-Hoc do CNPq, FAPEG e Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB. Revisor dos periódicos: Brazilian Journal of Microbiology, Energy and Fuel, Fuel, Journal of Natural Products, Biomass & Bioenergy, Journal of the Brazilian Chemical Society, Journal of Molecular Structure, Journal of Applied Science and Engineering, Molecules, Records of Natural Products, BioMed Research International, European Journal Medicinal Plants e Química Nova. Vice-Diretor da Divisão de Produtos Naturais da SBQ (2014-2016). Membro do Conselho Universitário da UFG (2002-2012). Membro do Conselho de Curadores da UFG (2009-2012). Diretor do Instituto de Química da UFG, gestão 2002-2006. Secretário Regional da SBQ no período 2010-2012. Organizou 1 evento científico nacional e 1 regional. Participou de 32 bancas de defesa de doutorado e mestrado. Tem experiência na área de Ressonância Magnética Nuclear, com ênfase na operação do equipamento e pesquisas na área de RMN. Tem experiência ainda, em Química dos Produtos Naturais, especialmente de plantas das famílias Celastraceae, Hippocrateaceae e Rubiaceae.

Profa. Dra. Maria Eugênia Queiroz Nassur (USP-RP)

Profa. Dra. Maria Eugênia Queiroz Nassur (USP-RP)

Possui mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (1996), Pós-Doutorado em Química Analítica pela Uniuversidade de São Paulo (2001-2003) e Pós-Doutorado pela University of Waterloo (2006, Ontário, Canadá) Atualmente é professor Associado do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Instrumentação Analítica e Métodos Cromatográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: Padronização de Métodos Cromatográficos para Análise de Fármacos em Fluidos Biológicos, Técnicas Miniaturizadas de Preparo de Amostras, Desenvolvimento de Fases Extratoras, Automação de Sistemas Analíticos e Validação Analítica.

Prof. Dr. Márlon Herbert B. Soares

Prof. Dr. Márlon Herbert B. Soares (IQ-UFG)

Licenciatura em Química na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 1998, mestrado e doutorado em química na Universidade Federal de São Carlos. Professor Associado II do Instituto de Química da UFG. Coordena o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas (LEQUAL), grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e que também conta com financiamento deste mesmo órgão. Publicou até o momento 58 artigos em periódicos especializados e 217 trabalhos em anais de eventos científicos, sendo 50 deles, trabalhos completos. Tenho 08 capítulos de livro publicados, e no final do ano de 2008, lancei meu primeiro livro: Jogos em Ensino de Química, teoria, métodos e aplicações, que já se encontra na 2a edição no ano de 2013. Finalmente, as linhas de pesquisa em que atua são: Jogos e Atividades Lúdicas Aplicadas ao Ensino de Química; Ciência e Religião; Formação de Conceitos; Inclusão Digital de Professores de Ciências e Robótica Educacional em Ensino de Ciências.
Prof. Dr. Renato Zanella (UFSM)

Prof. Dr. Renato Zanella (UFSM)

Doutor em Química Analítica pela Dortmund Universität, Alemanha, em 1994, com pós-doutorado na Free University of Amsterdam (Holanda). Prof. Adjunto da UFSM (1994-2006), Prof. Associado (2007-2014) e Prof. Titular desde 2014. Coordenador desde 2001 do Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP), acreditado CGCRE/INMETRO, e líder do Grupo de Pesquisas do Centro de Pesquisa em Cromatografia e Espectrometria de Massas (CPCEM) desde 2001, coordenando vários projetos na área de resíduos e contaminantes em alimentos e amostras ambientais. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes são: pesticidas, medicamentos veterinários, fármacos, água, solo, frutas, cereais, leite, carne, Cromatografia, GC-MS/MS, LC-MS/MS, SPE, QuEChERS. PESQUISADOR 1C CNPQ.

Prof. Dr. Rodinei Augusti (UFMG)

Prof. Dr. Rodinei Augusti (UFMG)

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve trabalhos sobre a aplicação da espectrometria de massas em várias áreas, como o monitoramento de reações de interesse ambiental e o controle de qualidade de bebidas alcoólicas. É assessor das seguintes revistas: Rapid Communications in Mass Spectrometry, Journal of Mass Spectrometry, Analytical Chemistry, Inorganic Chemistry , Journal of the Brazilian Chemical Society, Analyst (London), Journal of the American Society for Mass Spectrometry e Química Nova.

Listar Todas Voltar