Weby shortcut
Ufg topo

Minicursos

Atualizado em 17/06/19 14:10.

 A seguir maiores informações acerca dos minicursos

 

- Engenharia Bioquímica (20 a 21/08, 14:00 às 18:00 h, CH 8h): O minicurso será dividido em dois módulos de 4h, com conteúdo teórico e prático. O primeiro módulo abordará os temas de Processamento de Queijos Maturados por Fungo, já o segundo módulo tratará sobre o Processamento de Iogurtes e Bebidas Lácteas e será ministrado pelo Prof. Dr. Celso José de Moura da Escola de Agronomia da UFG. O Prof. Celso atua na área de leite e derivados, gestão e controle de qualidade e segurança dos alimentos.

 

- Processos e Operações Industriais (20 a 21/08, 14:00 às 18:00 h, CH 8h): O módulo tratará sobre tópicos dos processos e operações industriais de empresas da região, e contará com visita técnica para exploração dos processos e operações unitárias da planta. Nestes módulos serão abordados processos de óleos e biocombustíveis e indústrias de alimentos.

 

- Gestão Pessoal (20 a 21/08, 14:00 às 18:00 h, CH 8h): O minicurso será dividido em dois módulos de 4h com conteúdo teórico e prático, e será ministrado pelo Doutorando Altair Camargo Filho (FEA/USP), que atua na linha de Estratégia, Empreendedorismo e Inovação. Altair é membro da equipe realizadora do UFG Empreende, programa com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de atitudes empreendedoras na comunidade acadêmica. O módulo tratará sobre metodologias para gestão pessoal, técnicas de oratória e comportamentais. Análise SWOT pessoal. Curso teórico e prático para aprimoramento das habilidades pessoais. Gestão de tempo e tendências de produtividade.

 

- Tecnologia de Nanomateriais (22 a 23/08, 14:00 às 18:00 h, CH 8h): O minicurso será dividido em dois módulos de 4h, com conteúdo teórico e prático, e será ministrado pelo Me. Carlos Martins Viana que é pesquisador no Centro de Tecnologia em Nanomateriais (CTNANO) da UFMG, onde atua no desenvolvimento e caracterização de nanomateriais. Abordagem teórico-prática sobre nanomateriais e a nanotecnologia. A nanotecnologia aplicada a engenharia química.

 

- Fluidodinâmica Computacional (22 a 23/08, 14:00 às 18:00 h, CH 8h): O minicurso será dividido em dois módulos de 4h, e será ministrado pelo Prof. Dr. Dyrney Araújo dos Santos do IQ-UFG, com objetivo de proporcionar noções básicas de dinâmica dos fluidos computacional, juntamente com aplicação em alguns estudos de caso envolvendo transferência de calor e de quantidade de movimento utilizando o pacote ANSYS versão estudante (distribuído gratuitamente). O primeiro módulo contará com uma exposição teórica, apresentando métodos para tratamento de um problema de Engenharia; projetos de novos produtos na Engenharia atual; diversas aplicações da Fluidodinâmica Computacional (CFD); complexidades envolvidas em CFD; procedimento de Solução de um problema de escoamento via CFD; softwares comerciais e livres para as técnicas de CFD. O segundo módulo tem caráter prático abordando Estudo de Casos envolvendo transferência de calor e de quantidade de movimento e Escoamento multifásico.

 

- Arduino e Sensores (22 a 23/08, 14:00 às 18:00 h, CH 8h): O minicurso será dividido em dois módulos de 4h com conteúdo teórico e prático, e será ministrado pelo Engenheiro Elétrico Matheus Ferraz, que é sócio administrador da empresa Angular Projetos e Consultorias, localizada em Goiânia-GO. O minicurso tem abordará os temas: uso de componentes eletrônicos para obter informações importantes; noções básicas de eletrônica; componentes passivos; sensores e atuadores; microcontroladores e microprocessadores; programação de arduinos e experiência prática.

 

- Técnicas miniaturizadas de preparo de amostras para cromatografia e espectrometria de massas (21/08, 14:00 às 18:00 h, CH 4h): Ministrado pela Profa. Dra. Andréa Rodrigues Chaves do IQ-UFG e pela Dra. Heloá Santos, que possui experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Instrumentação Analítica e Métodos Cromatográficos, atuando nos seguintes temas: Padronização de Métodos Cromatográficos para Análises de Fármacos em Fluidos Biológicos, Técnicas Miniaturizadas de Preparo de Amostras, Desenvolvimento de Fases Extratoras, Automação de Sistemas Analíticos e Validação Analítica.

 

- Fundamentos e aplicações de RMN (21/08, 14:00 às 18:00 h, CH 4h): Ministrado pelo Prof. Dr. Joseilson Alves de Paiva da Universidade Federal do Tocantins (UFT – Campus Araguaína), que possui experiência na área de Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Produtos Naturais, Análise Espectroscópica, Toxicologia, Educação em Química, Educação Ambiental, entre outras. Neste minicurso serão abordados os seguintes tópicos: estado de spin, deslocamento químico e blindagem, equivalência química, espectros de Ressonância Magnética nuclear, integrais de área de picos, blindagem diamagnética local, triângulo de Pascal, constante de acoplamento e interpretação de espectros de RMN H e C.

 

- Toxicologia Ambiental e Ecotoxicologia (21/08, 14:00 às 18:00 h, CH 4h): Ministrado pela Profa. Dra. Gisele Augusto Rodrigues de Oliveira da Faculdade de Farmácia da UFG, que possui experiência com ensaios de toxicidade, genotoxicidade/mutagenicidade, atuando no desenvolvimento de métodos alternativos para a avaliação da toxicidade de contaminantes emergentes e processos de remediação.

 

- Química Verde: Fundamentos e Aplicações (22/08, 14:00 às 18:00 h, CH 4h): Ministrado pela Profa. Dra. Arlene Gonçalves Corrêa do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, que possui experiência na área de Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de produtos naturais bioativos, química combinatória, química verde e ecologia química. O minicurso abordará os seguintes tópicos: - Princípios de Química Verde; Métricas: medidas de sustentabilidade de um processo; Reações usando energias e solventes alternativos; Catálise homogênea e heterogênea; e Aplicação de organocatalisadores quirais em síntese assimétrica.

 

- Nanopartículas inorgânicas: Propriedades e Aplicações: (22/08, 14:00 às 18:00 h, CH 4h): Ministrado pela Profa. Dra. Emília Celma de Oliveira Lima do IQ-UFG, que tem formação na área de Química de Materiais, com ênfase na síntese e caracterização de micro e nanopartículas inorgânicas com propriedades funcionais. O minicurso abordará os principais métodos de preparação de nanopartículas e de formulações de suspensões coloidais. Serão apresentados exemplos de aplicações tecnológicas de nanopartículas e algumas considerações relativas aos riscos dos produtos à base de nanopartículas. Por fim, serão apresentados alguns resultados de trabalhos realizados no Laboratório de Materiais Coloidais e Nanoestruturados, do IQ-UFG.

 

- Soluções em Cromatografia Preparativa – PURE (22/08, 14:00 às 18:00 h, CH 4h): Ministrada pelo Químico Allan Chikhani Massa da empresa Büchi Brasil Ltda, que trabalha com suporte a cliente de diversos segmentos de Cromatografia; Evaporação Rotativa, Paralela e Industrial; Spray Dryer; Liofilização. Allan fará uma apresentação teórica sobre o Sistema de Cromatografia Preparativa Pure da Büchi. Dentro desta apresentação, serão abordadas as partes técnicas sobre o equipamento, como por exemplo os diferentes modelos e suas vantagens além de seus modos de operação FLASH e PREP. Além de oferecer o lançamento de um novo equipamento para cromatografia preparativa, a Büchi também apresenta seu portfólio de consumíveis como colunas/cartuchos. Outros tópicos incluem: Software Navigator - Permite usar as informações de Rf para gerar um gradiente para separação da amostra; Sistema de exaustão integrado - Permite usar o equipamento fora da capela, devido ao sistema de exaustão integrado; Sistema RFID - Permite a leitura das informações do rack como volume do tubo de ensaio e também as informações das colunas como vazão, capacidade de amostra dentre outras; Sistema de detecção ELSD/DAD e suas diferenças; Controle Remoto - Permite controlar e monitorar a separação pelo celular ou computador. A parte prática do treinamento demonstrará a separação de uma amostra que seja compatível com a coluna apresentada, de modo a otimizar o treinamento e o uso do equipamento.